segunda-feira, março 27, 2006

Bella Bradonecchia

Nunca pensei vir de Erasmus para Montpellier e passar um fim-de-semana a esquiar nos Alpes Italianos! Foi uma decisão tomada poucos dias antes do fim-de-semana, talvez um pouco precipitada, mas que não me arrependo mesmo nada!
Sexta-feira, chego de TGV a Lyon, para me encontrar com a Vera e a Isa que trataram da viagem, e com o Filipe, namorado da Vera que vinha para conhecer Lyon e acabou por passar o fim-de-semana em Itália. Pouco se dormiu na sexta-feira, uma vez que o autocarro partia ás 5:30…
Quando digo que estive em Itália, devo esclarecer que a estância de Bardonecchia fica nos Alpes mesmo junto à fronteira de França, mas essa curta distância fez TODA a diferença. Tive momentos que me senti em casa!
Os Italianos são sem dúvida muito mais próximos dos Portugueses que os Franceses, aqui vão alguns exemplos:
- Bardonecchia, acolheu as provas de snowboard dos JO de Inverno deste ano, e embora os jogos já tenham terminado, via-se obras mal acabadas ou acabadas à pressa em redor do nosso aparthotel. Quem ainda não viu exemplos destes em Portugal?
- Pedir um café junto ás pistas de esqui, pagar 0,85 Eur e receber um café super aromático, em chávena de porcelana, digno de se chamar “BICA”. Uma banalidade em Portugal, mas que em França ainda não encontrei! Aqui se peço um café, além de pagar uma fortuna, arrisco-me a receber umas borras em copo de cartão ou de plástico. Quando beberem uma bica das nossas, consciencializem-se que estão a consumir um produto de luxo.
- Jantar fora, beber um Martini como aperitivo (bebida italiana, mas que os Portugueses consomem aos litros, mesmo com aperitivos nacionais bem melhores…), pedir um DOS vinhos Portugueses que estavam no menu (Mateus Rose), para acompanhar uma Pizza deliciosa, o Filipe acaba por beber um Whisky no fim do jantar, e pagámos apenas 11,25 Eur por pessoa!
- Os Italianos que falam alto e a bom som em qualquer lugar, num italiano sempre cantado. São assim maravilhosamente peixeiros como os Algarvios. Os franceses, que “hablan como los perritos” só se fazem ouvir quando estão com os copos.
Acho que conseguem perceber porque levei eu o Sábado e o Domingo a dizer a seguinte frase: “Já vos disse que adoro Itália?”. Vendo bem, a França não é assim tão má… mas dois dias fora daqui foram como um bálsamo!
Fiquei surpreendido comigo, pois passados 3 anos da minha primeira experiência nas pistas de esqui, consegui descer pistas azuis e vermelhas (com alguns espalhos…). O pior foi as dores musculares tão típicas de quem não mexe uma palha.
Claro que dois dias souberam a pouco, tendo em conta que não perdi completamente o jeito de esquiar, e por estarmos maravilhosamente instalados num aparthotel mesmo em frente das pistas que cheirava a novo.
A história da minha viagem Lyon-Montpellier ficará para outra altura… Uma aventura digna deste blog.
Hoje, lá consegui me deslocar até ao Hospital, e tendo em conta que tenho a cara da cor de um tomate com uma marca ridícula dos óculos de sol, fui alvo de chacota de todo o staff da Farmácia. Desde a secretária da Mme Hansel que solta um “Eh lá! Companhêro!!!” e estala os dedos ao ver a minha figura, até um farmacêutico que me pergunta se fui para o solário com duas rodelas de pepino nos olhos…

1 comentário:

Anónimo disse...

já tava com saudades de ler umas novidades do meu mano. Andas preguiçoso :).
Beijinhos