segunda-feira, março 13, 2006

Frio de Lyon

Para fechar uma semana bastante animada com chave de ouro, nada melhor do que passar o fim-de-semana fora de Montpellier. Destino escolhido: Lyon! Uma cidade que acolhe duas conhecidas colegas da FFUL (Vera e Isa), e uma amiga de Loulé da FFUC. Com tanta gente conhecida ao alcance de uma confortável viagem de TGV, há que aproveitar!
Desta vez adicionei mais uma pousada da juventude francesa ao meu portfolio, uma vez que a casa das minhas colegas já albergava a mãe e a irmã da Vera. Ao contrário da homóloga de Montpellier, a pousada de Lyon é muito agradável! Um edifício renovado, situado no centro histórico e com uma vista panorâmica excelente da cidade.
Perguntem-me porque é que um algarvio, que nunca esteve em Lyon e deixa a morada da pousada em casa, decide sem perguntar a ninguém procurar o dito “batimento” sozinho? O resultado foi, após uma viagem de metro a Vieux Lyon, subir na companhia do meu troley uma rua super inclinada de calçada (ou seja faz de conta que o troley não tem rodas) e chegar a um jardim onde não conseguia encontrar nenhuma indicação para a tal pousada. O esforço foi tanto, que já suava e nem deu para sentir o frio que fazia. “OK, agora não vou perguntar nada a ninguém… só um parvo é que sobe uma rua inteira à procura de uma coisa que não tem a morada”. Resolvi descer de volta ao metro de onde saí por uma outra rua que “aparentava” levar-me ao mesmo lugar. Desta vez a descida tomada, não era de calçada e tinha um ar menos secundário. Após passar a primeira curva: “Auberge de Jeunesse Vieux Lyon”. Afinal o meu palpite não estava mal de todo! Tomei foi o caminho mais longo e difícil. A vista sobre a cidade compensou o esforço.


Jantei em casa das minhas colegas, que estão muito bem instaladas num estúdio com mezanine (um dia explico-vos melhor este conceito de apartamento que há muito aqui pela Frannnçe), com Internet e TV! Estes bens tão essenciais que eu não tenho no meu palácio de Montpellier. No mesmo fim-de-semana como a mãe e a irmã da Vera também se encontravam de visita a Lyon, tive a oportunidade de jantar algo maravilhoso confeccionado por mãos de uma mãe portuguesa: bifes com aquele gostinho tão português do alho refogado. Que saudades do nosso tempero!
O sábado foi reservado para conhecer uma vila medieval fora de Lyon: Perouges. Um autêntico cenário de um filme da idade média, tipo Robin Wood ou D’Artagnan. Aproveitamos também para degustar a típica “Gallete de Perouges, que fazia lembrar uma pizza doce. Tanto a Gallete como o quentinho do restaurante, souberam-nos maravilhosamente bem, tendo em conta o frio gélido que se sentia por lá.


De regresso a Lyon ainda tive tempo para conhecer os pontos-chave da cidade, no meio do enorme fluxo de gente que, apesar do frio, saí de casa Sábado à tarde. Constatei que a cidade é óptima para fazer compras. Ai se eu tivesse dinheiro… perdia-me por lá!
Domingo foi a vez de passear no bairro de Vieux Lyon com a minha amiga Susana (que além de portuguesa, é de farmácia e Louletana) e a sua colega Carolina. O Domingo revelou-se realmente muito, mas mesmo muito frio, tempos de vez enquanto tínhamos de entrar numa loja para não morrermos congelados. Conhecemos ao almoço, uma maneira um pouco estranha de atender os clientes: deixaram um papel e uma caneta na mesa para anotarmos o que queríamos! Estão a ver o sarilho que foi para escrever o nome das especialidades Lionaises que queríamos almoçar…
Adorei a cidade de Lyon, e adorei ser recebido pelas minhas colegas e amigas. Vera, Isa Susana e Carolina: Muito obrigado por tudo!

Sem comentários: