quinta-feira, março 09, 2006

Laverie

Aqui na France, ou pelo menos em Montpellier, somos obrigados a ganhar o hábito de fazer a “Laverie”. Neste momento encontro-me na Laverie Pacific, de frente para as “machines à laver” e “sechoirs” aguardando que o programa de lavagem da minha roupa termine. E para ajudar a passar melhor o tempo, vim o com o meu fiel amigo portátil by LIDL, para poder escrever qualquer coisa para o pharmagilense.
Eu que só conhecia este conceito de lavandaria das séries americanas dou por mim numa cidade, em que encontro uma coisa destas em cada esquina. O conceito de poupar água e energia realmente está implementado por estes lados. Ao que parece, os montpellieriens (será montpellierienses em português??), não têm máquinas de lavar em suas casas, assim além de poupar nos seus poucos banhos, poupam também na lavagem de roupa. Aliás, poupam de duas maneiras, porque já reparei que andam sempre com a mesma roupa… São tão Greenpeace!
O conceito casa de banho também é diferente. Um exemplo prático: ontem à noite depois de alguns copos de cerveja, senti uma normal necesidade de encontrar a casa de banho, e pergunto ao meu colega francês “Ou est la salle de bain?”. Tendo em conta que a casa de banho francesa, não tem sanita, mas sim um duche ou banheira e respectivo lavatório, o rapaz deve ter pensado: “Tal é a moca que ele já leva, que agora quer tomar banho!”. Mas não, eu queria era mesmo mudar a água ás azeitonas! Arranajar espaço para outra cerveja! Mas pronto, o rapaz lá me corrigiu, e chamou-me à atenção que o que eu queria era ir à Toilette, que é diferente de salle de bain. A dita toilette, era digna de ser fotografada, mas como não estava muito alterado não tive coragem… Imaginem um compartimento quadrado forrado de azulejo azul, uma única vala que percorria todas a paredes, e uma entrada sem porta, mas com aquelas fitas de plástico utilizadas para afastar as moscas… Ainda acerca das casas de banho, aqui não há bidés! Uma palavra que aparente ter uma génese francesa, mas inexistente nas casas de banho. As raparigas portuguesas realmente têm-se queixado, como é normal! Mas um homem ás vezes também precisa de tirar os cholézito dos pés. Sem ajuda do bidé, já consegui ultrapassar esse problema. Primeiro tentei com o duche, não era muito prático pois molhava-me mais que a conta. Estudei então a possibilidade de usar o lavatoire que tenho no quarto… Resultou, com alguma acrobacia, lá me ponho na cabeceira da cama com os pés no lavatório e problema resolvido.
Para terminar deixo umas fotos, que ilustram uma semana bem fivertida.


Festa de anos surpresa da Cármen, na casa que a aniversariante divide com uma amiga e com esta personagem: Alice, uma velha com mais de 70 anos, que adora quando há festas em casa, e bebe conosco umas cervejinhas.
Este prato maravilhoso, ilustra a porcaria que se come em Espanha, mas que eles adoram! Portanto, isto é Bimbo torrado, com tomate moído, sal e azeite. Eu fiquei encarregue de moer o tomate com o utensílio que normalmente utilizamos para ralar cenoura. Hum, que bueno… Ainda bem que havia outras coisas para comer na festa.
Ontem, após degustação de cocktails na farmácia ás 19h (a caipiroska que levei fez o maior sucesso!), soiré erasmus no Pub Macadam, o tal da Toilette minimalista. Na foto, as minhas duas colegas de estágio, uma catalã e outra valenciana, e um andaluz de letras. Digamos que as meninas baldaram-se hoje ao estágio porque foram para a diconight, e ainda me tentaram convencer… Mas tinha ficado de mostrar umas coisas a um “interne” da farmácia, que não esteve lá hoje! Claro, que após ter perdido o último tram da noite, voltado para casa à pied, e ter ido ao estágio para fazer nada depois de tantas noites de farra, estou cheio de sono!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

lololol ... tou-te a imaginar a tentar lavar os pés. eh eh eh.
Só assim nos apercebemos das coisas boas que temos no nosso petit país. E 100% de acordo relativamente á PORCARIA da comida dos espanhóis. blhrrg! Cada vez que lá vou fico mal do estomago e afins! E agora venham eles ... o nosso GLORIOSO mostra o que vale ... Benfiiiica!

Anónimo disse...

Vá lá não ser orelha de porco em tomate quente.

Abraço Monsieur Casa