terça-feira, março 07, 2006

Santa ignorância

Quando associamos bacoradas geográficas e históricas a ilustres americanos como o nosso caro George W Bush, pensamos “pelo menos nisto os Europeus são melhores!”.
Bem se calhar as coisas não são bem assim… Dia após dia, tenho constatado a profunda ignorância dos Franceses face à nossa riquíssima história, cultura e gastronomia, para não falar dos clichés associados aos portugueses.
As pequenas coisas que vos irei contar aqui devem ser apenas a ponta do iceberg, imagino o que esta gente deve comentar quando não estou por perto.
Alguns de vós deverão saber que, embora goste muito de contactar e conhecer outras culturas e gentes diferentes, tenho uma faceta muito nacionalista e muito orgulhosa de ser Lusitano! Eu sou daqueles que não compra enlatados sem ter o selo de produtor português, e passo-me quando vou ao supermercado e não posso comprar fruta e legumes portugueses.
Hoje um estagiário franciú, depois do almoço enquanto tomávamos café coloca a seguinte questão: “Vocês em Portugal têm Rei como Espanha?”. O café até me caiu mal… Principalmente porque a mesma pessoa no dia anterior dizia que Portugal era “petit comme pays”, e teimava que o nosso país não era maior que a região do Languedoc (região onde me situo, sendo Montpellier a capital). Estão a ver a minha cara… Só lhe respondi o quanto estava estupefacto com a ignorância deles face a Portugal!
Mas então não foram os Espanhóis que começaram os descobrimentos? A sério o Barroso da União Europeia é Português? É só coisas destas que tenho ouvido, acho que só falta a perguntarem se o Português não é um dialecto do Espanhol…
Então e o que se come em Portugal? Bacalhau e sardinhas. Nem sei como ainda não ganhámos guelras e escamas. Não quero enunciar as tantas especialidades da nossa maravilhosa cozinha, mas ao menos não precisámos de adoptar o “cous-cous” e a “mergêz”, como pratos nacionais! Depois quando saímos das discotecas como fome comemos pão com chouriço ou mesmo caldo verde, eles comem “kebab frites” que é um prato tão francês como o hambúrguer do McDonalds.
Hoje, também me informaram que as portuguesas estão associadas ao cliché da mulher com pêlos na cara ou “femme de ménage”. Eu se vivesse aqui em França era de certeza filho de porteira. Coitados, caíram na asneira de perguntar qual era o cliché que nós tínhamos para o povo Francês: “Vocês não tomam banho, por isso é que a maioria dos perfumes vêm de França!”. Valeu-me a secretária da Mme Hansel, que confirmou a badalhoquice da maioria dos Franceses. Eles muito indignados responderam: “OK! Mas nós não somos assim!”.
Depois como se não bastasse, é vê-los a falar super fascinados de Espanha! Um país maravilhoso, cheio de coisas lindas para descobrir. Os Espanhóis com suas particularidades tão giras… por exemplo, um farmacêutico falou-me que esteve em Barcelona e adorou ver uns lugares onde se podia fazer siesta, rematando com um “J’aime la Espagne!”. Para não falar das vezes que eles perguntam todos felizes ao Valenciano “comme se dit ça en espagnol?”. (ok, neste momento podem imaginar-me a trepar paredes)Saiu-lhes a pessoa errada na rifa! Eu não me deixo ficar com o: “oh, não conhecem nada de nós… somos mesmo pequeninos…”. Faço questão de fazer com que eles se sintam mal com esta santa ignorância que me revelam dia após dia. E é assim que começo a ganhar o respeito de muitos, contribuindo para melhoria da imagem que têm de nós. Por alguma razão a tramada directora da farmácia Mme Hansel guarda um bom souvenir das últimas portuguesas que cá estiveram. Ai, ai! Eles não sabem com que se meteram!

2 comentários:

doryta disse...

Ai...axo q me passava da cabeça c esses gajos (se percebesse o q eles dizem é claro...lol...). É q são mesmo ignorantes...

Anónimo disse...

Daaah. As coisas que uma pessoa tem que ouvir! Dá-lhes forte "moço". Será que eles ainda pensam que cá se anda de carroça de bois? lol. Beijinhos