domingo, fevereiro 12, 2006

Carnaval antecipado

Os dias vão passando, e vou sempre sentindo falta de uma coisa ou outra que poderia ter trazido comigo ou não… Sim porque ninguém se lembra de trazer um esfregona ou um balde quando vai de viagem. Foi assim que, mais uma vez guiado pelos meus novos amigos espanhóis, fui ao IKEA num sábado à tarde. Os IKEAs são todos muito parecidos uns com os outros, e o de Montpellier quase que rivaliza com o de Lisboa ao nível da quantidade de gente que põe lá dentro a passear com criancinhas a uma velocidade estupidamente lenta. O desatino para quem vai lá já a saber o que quer! Sem deixar de referir os “mira que bonito! Yo lo quiero!” das espanholas que têm uma grande tendência para comprar coisas inúteis. Pois bem, como resultado de tal “promenade” fiquei equipado com um pratinho, um kit de talheres, (que segundo as espanholas era escusado comprar porque dava para “gamar” na cantina) uma caneca, um tachinho uns panos de cozinha… Enfim dá sempre jeito, mesmo que a minha cozinha seja comum, uma vez que estou muito próximo de enjoar a comida da cantina.

Depois de me ter escandalizado com os preços de um Pub irlandês (6 Eur por uma imperial, ou 3,60 Eur por uma em copo pequeno que traz só um “niquinho” de cerveja…), ontem foi a vez de ir a uma festa “caseira” em casa de uns italianos que decidiram fazer uma festa de disfarces. Eu bem perguntei se não seria má onda de lá aparecer sem conhecer os donos da casa e sem máscara… Mas segundo os espanhóis estes italianos querem é ter gente em casa e que recebem todos com um “bienvenue” em sotaque italiano.

Disfarçado de tuga, e artilhado com um Martini compareci na tal festa de Carnaval antecipado. Os meus amigos espanhóis lá improvisaram uma máscara de pirata, enquanto as catalãs (sempre à nora como de costume) acompanhavam-me no grupo de não mascarados. Chegados ao apartamento dos italianos, que fica numa rua não muito longe do centro, num último andar de um prédio do calibre “Rua da Madalena”, a festa já tinha começado. Os anfitriões vestidos de mulher das limpezas, equipados com balde e esfregona lá nos receberam com o tal “bienvenue”. O apartamento estava equipado para a festa com um soalho de cartão descartável e um bengaleiro improvisado, e mesmo não sendo muito grande suportou a toda a gente que entrava continuamente na festa. No meio de tanta gente: duas portuguesas! Que alívio foi poder falar numa língua em que somos fluentes.

A festa deu também para constatar que se fala muito melhor francês com uns copitos em cima. Falei, falei, falei… nem lembro ao certo que baboseiras andei por lá a dizer! Depois disto tudo só tive pena de não ter acordado a tempo de dar um saltinho ao “Maché aux puces” (feira da ladra cá do sítio), para comprar algum utensílio doméstico que ainda me faça falta.

2 comentários:

doryta disse...

Migo Casanova fico sp mto feliz por entrar no teu blog e ter mais uma novidade! Imagino-me no teu lugar...deve ser estranho mas ao mesmo tempo deve ser uma experiencia espectacular :)
p.s.- podias ter evitado essa cena do mira no meio do texto...espero q ñ voltes c o hábito d usar essa expressão...lol...brincadeirinha...mtos bjs

Anónimo disse...

Sheik! Do Brazil te mando um abraçao e te digo que estás em grande miúdo! Força aí G7!!!!