sábado, fevereiro 18, 2006

A vida na France não é “comáqui”! Han!

No meu caso diria, não é como aí… Nem sabem como os emigrantes tugas de France têm 100% razão ao dizer tão célebre frase.
Ontem, como não fui ao sítio habitual da “pinte” a 2,50Eur, fui mais uma vez delicadamente assaltado ao pagar 4,50 Eur por uma cervejola em botelha. E pior é que voltando ao sítio habitual da cerveja barata, deparo-me igualmente com uma conta de 4,50 Eur… Parece que ao fim de semana essa promoção tão boa não está em vigor. Estou cá a ver que tenho de arranjar um stock de jolas para fazer “botellon” ao “weekend”, porque cerveja a este preço não lembra a ninguém!
Hoje, fui almoçar à cantina (ou “restô U” à francesa), e claro que como já fui um pouco tarde a carninha já tinha acabado (poulet à la basquaise). Adivinhem o que almocei… MERLU! A dita pescada que as cantinas de cá devem comprar com uma bonificação de 200%. E não era um merlu qualquer: merlu au sauce tartare! Quando a mulher emborca uma concha daquele molho por cima do peixe e das batatas pensei: “hoje vais ter de ir ao kebab do turco para almoçares”.
Enfardei-me de salada, que como é self-service é o que nos livra, dá para “acagular” o pratinho a que temos direito até altura que formos capazes. Por fim o filete de pescada cosido com molho até nem soube muito mal… Acabei de almoçar, e a bela sensação de enjoo típica dos molhos aparece: “preciso de um café!”.
O café da cafetaria da cantina mesmo sendo uma “bodega”, sempre dá para o gasto e acima de tudo é barato e não é dos da máquina que se põe a moedinha. Mas eis que não… ao sábado não há cafetaria que te “lixas”!
Bem… como tinha de ir ao centro, aproveitei e fui logo, assim sempre tomava um café e uma Perrier (bem boa!). Sentei-me numa esplanada e desfrutei do sol maravilhoso que tem brilhado nos céus do Languedoc. O café até estava próximo do português, e a Perrier óptima como sempre. O anormal do empregado de mesa é que me estragou o “aprés-midi”, com os 4,20Eur de conta!
Fui dar mais uma voltinha para esquecer o preço do café e da perrier… Deu para descobrir umas ruelas com coisas “muito à frente”, e finalmente consegui entrar na Opera Comedie (o ex-libris de Montpellier), para sacar um programa dos espectáculos. Quando saí da ópera pela porta principal para a praça da Comedie, dou comigo numa espécie de palco improvisado de uma manif dos árabes contra a discriminação, os cartoons e aquelas coisas todas… “Desculpem qualquer coisinha, mas não era suposto eu estar aqui”. A minha saída não foi discreta… tudo à minha frente a manifestar-se e eu a tentar sair do meio dos líderes árabes de Montpellier!
Ao menos descobri um lugar de nome “Louis” (nome giro sim Sr.), que tem crepes para ir comendo na rua a 1Eur. “Eh lá! Vou já comer uma crepe não vá a promoção acabar! Didon, a vida na França não é como lá em Portugal!”

3 comentários:

Anónimo disse...

Como sempre, ao ler estas crónicas de um "Tuga" no "strangeero" dou por mim a rir sozinha em frente ao computador!!! Por este andar os meus colegas vão pensar que eu sou maluquinha. :)
Só de imaginar o meu "manolo" , que já por si é pequenino e passa despercebido, a tentar contornar a multidão de "arrabes" ao berros ... enfim! Para já não falar da célebre Merlu. Que enjoo!
Isto ainda vai dar um livro ...

Anónimo disse...

Posso sugerir 1 titulo... ??

"The Montepellier Code"

By Dan Casanova (pseudónimo claro!)

Anónimo disse...

Pois é, meu amigo, no Big Chefe sempre havia mais variedade!!! Vens merluzado de todo.....