domingo, fevereiro 05, 2006

Os dias burocráticos continuam…

Arranjar um quarto com uma caminha que se pudesse roçar a definição de “lar”, demorou menos tempo do que pensava! Nunca pensei divagar sobre este assunto, mas citando uma amiga minha, verifiquei o que é a necessidade de “arranjar um lugarzinho onde pudéssemos por um vaso com uma flor e dizer: feels like home” (Meus amigos não se preocupem, tenho andado um pouco só, mas ainda não cheguei ao ponto de comprar uma flor para me fazer companhia e ouvir os meus desabafos).
Assim fiquei com dois dias úteis para tratar de outros assuntos interesantes como tirar o passe, tratar de um subsidio de alojamento, abrir conta no banco, voltar à faculdade para lhes dar a minha morada, etc…
Na faculdade, consegui falar com a tão procurada Mme Goldman do gabinete de relações internacionais! Uma personagem sem dúvida interessante, com um ar completamente alucinado, e adepta de uma moda vagabundo chic aos 50 anos: “Ahhhh! Vous etes Mr Casanova!”. Estranha de aspecto, mas muito simpática e prestável.
A residência ficou com o resto das fotos tipo passe que trouxe de Portugal, e para tirar o passe tive de tirar umas fotos rápidas na já minha conhecida estação de comboios (pois já tinha estado em Montpellier, mas só para trocar de comboio no interrail). Consegui tirar 4 exemplares de fotos em que mais pareço o sósia do Frankenstein! Umas olheiras que me davam pela cintura e um sorriso completamente torcido, e ainda por cima paguei 4 Eur para as ter!
Cheguei ao quiosque do passe e o que acontece: a Sra faz um scan da foto! Então porque me pediu uma foto, não podia ter digitalizado de outro cartão! Assim que puder, coloco tais belos retratos online.
Conheci também a CAF, uma divisão da segurança social que atribui subsídios de alojamento para que não tem casa própria. São tão generosos que até a pessoas estrangeiras na minha situação eles dão qualquer coisa. Todo o Euro é bem vindo!
A conta do banco foi só aberta no dia segiunte, pois foi necessário marcar um “rendez-vous”. Tão lindo, até já tenho conta num banco da França!
O pior disto tudo tem sido a minha não capacidade de entrar num bar sozinho e beber um copo… nunca pensei que fosse algo difícil para mim. Beber um café numa esplanada, tudo bem, mas uma cerveja à noite num pub não consigo! Já pensei em ir a um supermercado e comprar uma garrafa de whisky para beber no quarto e poder sair á noite mais desinibido.
Amanhã vou finalmente começar o meu estágio no Hospital. Já passei por lá, e gostei do aspecto. Um edifico relativamente recente com um ambiente muito diferente do que estamos habituados com os nossos hospitais públicos, principalmente do Hospital distrital de Faro!
Au revoir!

Sem comentários: